sábado, 2 de janeiro de 2016

Alimentção & Espiritualidade: Oryoki = Tigela do tamanho do Estômago

Quando iniciei minha reeducação alimentar, estudei muito sobre a alimentação e maneiras diferentes de me relacionar com os alimentos.
Uma coisa muito interessante foi estudar a maneira como os monges budistas fazem suas refeições!
O texto abaixo retrata uma de suas práticas, que achei muito,muito legal!!!!!



A tigela que os monges budistas comem tem o tamanho do estômago. A relaçao entre tigela e estômago transmite a idéia de equilíbrio, de se alimentar com qualidade e na quantidade que o corpo precisa. Os monges budistas seguem uma sequencia ritualizada de procedimentos, com atenção a cada detalhe. Cada um deles leva consigo seu conjunto de utensílios, embrulhado em uma trouxinha de pano. São feitas preces e reverências antes, durante e ao término da refeição. Depois da comida é servido um chá quente para "lavar" as tigelas. O chá é colocado na tigela e depois bebe-se o chá. O intuito é não desperdiçar nem um só grão de alimento.Todos os gestos são realizados com as duas mãos e atenção plena.

Fonte: Guia Fique Zen em Sao Paulo - Descubra os Oasis na Cidade e Dentro de Voce- Publifolha

3 comentários:

  1. Excelente texto!!! Obrigada, Antônio!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Isso vem mais uma vez nos mostrar que TUDO é energia, e os Budistas sabem disso muito bem. Ao seguirem o ritual alimentar que envolve equilíbrio, gratidão e atenção plena, eles harmonizam energeticamente a sua refeição e a tornam mais proveitosa para o seu organismo, que também é energia.

    ResponderExcluir
  3. Verdade! Temos muito o que aprender com a sabedoria oriental.

    ResponderExcluir