sábado, 9 de janeiro de 2016

OBSERVADOR X MENTE: ALGUNS CONCEITOS A SEREM ENTENDIDOS ANTES DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO


“Meditar significa simplesmente sintonizar-se com o manifesto. O corpo está aí, você pode vê-lo; a mente está aí, você pode vê-la também. Se fechar os olhos, conseguirá surpreendê-la em pleno funcionamento, em plena ação. Pensamentos irrompem, desejos brotam, lembranças chegam à superfície- a atividade toda da mente está aí, você pode percebê-la.”   (Osho- Os Upanishads – Pag 17)
Um dos objetivos da meditação é acalmar a mente, e para que isso se torne possível devemos entender que NÃO SOMOS NOSSA MENTE, e que ela constantemente está agitada, vive em um interminável modo de sobrevivência, que não “desliga” nem na hora de dormir. Talvez esse conceito seja de difícil assimilação para nós ocidentais, já que não somos educados nem incentivados a nos conhecer, nossa sociedade não dá importância à autorreflexão, ao gerenciamento de nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Somos incentivados desde pequenos a entender o mundo exterior, o que nos cerca, mas raramente ou quase nunca aprendemos sobre o mundo interior....



“Uma coisa é certa: o observador não é a mente. Aquele que acompanha as atividades da mente não faz parte da mente. O observador está separado, a testemunha está separada. Quando você toma consciência dessa testemunha, descobre o essencial, o central, o absoluto, o imutável.
A testemunha é o inalterável. Descobri-la é descobrir o Sagrado.”   (Osho- Os Upanishads – Pag 17)
Então, quando entendemos esse conceito, a meditação fica mais fácil e começa a fazer mais sentido! Nós não somos a mente, e sim o observador, quer ver um exemplo prático? Quando você passar por uma situação que o deixe irritado, pare e pense: quem está irritado? Por me permito ficar irritado? O que ganho com esse sentimento? Você pode se dissociar de qualquer sentimento ruim! Por que você não é seus sentimentos! Você é a testemunha!!! Será que isso faz sentido pra você?

Espero que sim, pois voltarei a falar sobre isso em posts futuros, mas o interessante é saber que esses conceitos não só nos ajudam na meditação como também podem ser aplicados em nossa vida, 24 horas por dia!!!

Então, vamos começar a meditar???
Um grande abraço e até amanhã!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário