terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ALMA UNIVERSAL X ALMA INDIVIDUAL

“A alma é ao mesmo tempo universal e individual.
Os upanishads chamam de alma a capacidade de percepção, consciência, o conhecedor que que está no íntimo do homem, o observador, a testemunha.

Observe uma gota d’ água. Se perguntar a um cientista: “ o que é o oceano? ” Ele responderá: “ o oceano é apenas a soma total de muitas gotas”. E não estará errado. Se você dividir o oceano, o que obterá a não ser gotas? Tempestades e ondas não podem surgir de uma gota. O oceano é bem mais que gotas de água. Mas a ciência replicará: “onde está o oceano ? Se retirarmos todas as gotas de água, ele desaparecerá”.  E não estará errado.

O cientista reduz o oceano a uma gota, o espiritualizado encontra na gota o oceano.
Qual a diferença entre a alma individual e o divino? Para o sábio não há diferença alguma, como não há entre o oceano e a gota. A gota também é o oceano, contém tudo o que existe no oceano.
Só uma coisa devemos lembrar: o oceano não é apenas a soma total das gotas. O divino mora no interior da pessoa e por isso o chamamos de alma individual.” (Osho- os upanishads)

Isso significa que cada um de nós temos o divino, o sagrado dentro de nós, temos esse potencial, só precisamos despertá-lo!
Assim como uma só gota não é capaz de formar ondas, sozinhos não somos ninguém, mas há poder na soma, na união! E que soma seria essa? A soma com o divino, com o Sagrado. E o mais interessante é que essa soma, essa conexão pode ser feita a qualquer momento da nossa vida, basta que nos conscientizemos disso e tenhamos o desejo.



“É como se o sol se erguendo no céu e banhando nosso quintal com seus raios. Não há diferença entre os raios no céu e os raios no quintal, mas estes tem limites, os muros que cercam o quintal e lhe impõe barreiras.
A alma universal que habita dentro de limites se chama alma individual. Mas os raios de sol em nosso quintal tem limites ou esses limites pertencem ao nosso quintal? Os muros cercam o quintal, mas podem cercar os raios? Se a luz solar em nosso quintal alimenta a ilusão de que tem limites, de que se encontra em sujeição, será chamada de ego de raios.
A alma universal encerrada nos limites do corpo recebe o nome de alma individual. Mas quando a alma individual nutre a ilusão de que é o próprio corpo seu nome é ego. Não há diferença: mesmo nutrindo a ilusão de que são aprisionados no quintal, os raios na verdade não estão. Raios não podem ser contidos, essa é a sua natureza. Você não consegue apanhá-los com sua mão. A natureza deles é não ter limites- essa é sua verdadeira liberdade, sua própria vida. Os muros não estão ali por causa dos raios e sim por causa do quintal, mas ainda assim a ilusão é criada. A ilusão se desvanece, a alma individual se torna alma universal, o todo. É dessa perspectiva ampla que a espiritualidade contempla a totalidade da vida. “  .” (Osho- os upanishads)

O que você faria, qual seriam seus sonhos se não houvessem limites? Faço essas perguntas nos meus processos de coaching, e muitas pessoas às vezes se assustam! Perdemos o hábito de pensar, de sonhar sem limites! Durante nossa tenra infância e desenvolvimento somos tão tolidos pelos adultos, recebemos tantas limitações, que condicionamos nossos atos e pensamentos a terem barreiras, prisões e acabamos por replicar isso também em nossos filhos e aí por diante.... não entendemos que os atos impensados de uma criança devem ter limites, mas nunca devem ser estendidos a totalidade do ser, como pensar ,sentir, ponderar e imaginar!!!

Essas barreiras acabam também por influenciar nosso relacionamento com o divino, a todo o momento somos afligidos pelas nossas limitações, medos, insegurança, dúvidas.... criamos verdadeiras prisões que obscurecem e interferem nossa espiritualidade, são como nuvens negras que cortam os raios de sol!

Quando nos conscientizamos do potencial divino dentro de nós, e eliminamos essas nuvens, começamos a entender que não há barreiras, não há limites, não há muros! Eles existem apenas em nossa mente! (Mais uma vez nossa mente!)

Ao perceber isso, a qualidade de minhas orações mudou significativamente!!! Hoje ao orar, eu entendo que a conexão com o divino está tão próxima, afinal está dentro de mim, que na minha oração eu simplesmente peço que possa cumprir com a minha missão de vida! Apenas isso....agradeço por tudo, mas peço apenas que possa cumprir minha missão e propósito!! Ficou simples e muito mais poderosa!!!

Quando entendi que não há limites, entendi que cumprir minha missão de vida é a coisa mais importante a se fazer, e que o divino deseja isso mais do que ninguém....
O que você faria se soubesse que não há limites? Como seria seu relacionamento com o divino?
Como isso te ajudaria a cumprir sua missão de vida?





Nenhum comentário:

Postar um comentário