domingo, 10 de janeiro de 2016

VIDA X SONHO

“A vida neste mundo lembra elefantes vistos no céu. O céu não mostra nada, mas nos blocos de nuvens semelhantes a manchas de tinta você pode ver o que quiser. O que você vê realmente não está ali, é apenas uma projeção do que se passa em seu íntimo. É criação da sua própria mente, o mundo no qual todos vivem. Você não conhece o mundo que está além de sua mente, além da sua criação. Só conhece verdadeiramente o mundo aquele que se libertou de todos os pensamentos.”
.”   (Osho- Os Upanishads )





Um dos pressupostos da PNL (Programação Neuroliguística) diz que o mapa não é o território.
O que isso significa?
Que nossos mapas mentais (a maneira como enxergamos o mundo, nossa percepção das coisas ao nosso redor) não são o mundo. Reagimos ao nosso mapa em vez de reagir diretamente ao mundo.
Que tal um exemplo, bem básico e que ocorre conosco diariamente?
Vamos supor que você está no início de um namoro, e que se encontra completamente apaixonado.
Você então manda uma mensagem pro Whatsapp da pessoa amada, uma linda declaração de amor, e depois de alguns minutos vê que a pessoa visualizou a mensagem, mas não respondeu .....
Cria-se então a expectativa, “quando ela irá me responder?”  Uma hora se passa e nada dela retornar, então você começa a conjecturar:
“Ela não me ama mais! Se não respondeu imediatamente a uma mensagem tão linda .....”
“ Será que me declarei cedo demais? ”   “ Será que ela achou a declaração exagerada??”
“Poderia ao menos dizer obrigado, melhor do que visualizar e não responder!!!”
E dessa forma levamos o dia inteiro nos torturando, conjecturando, imaginando, buscando explicações...
Ao final do dia a pessoa lhe responde, e diz:  “amei a declaração e passei o dia inteiro pensando em escrever algo à altura do que você me mandou!!!!”

"Há uma diferença incontestável entre a realidade (realidade objetiva) e a experiência de realidade (realidade subjetiva). Cada um de nós cria uma representação do mundo em que vivemos (Mapa) e temos comportamentos mediante esse modelo.

“Enquanto a mente estiver presente, o criador de fantasias também está atuando a partir de dentro da pessoa.

A mente apenas imagina, possui todo o talento de imaginar. A verdade não pode ser conhecida por meio da mente, que só engedra fantasias. “
.”   (Osho- Os Upanishads – Pag 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário