domingo, 3 de janeiro de 2016

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL- TODOS TEMOS UM "PONTO DE DEUS" NO CÉREBRO

No livro QS - Inteligência Espiritual, a física e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Ela baseia seu trabalho sobre o "quociente espiritual" (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. O assunto foi abordado em reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".





O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.
De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?
Os cientistas descobriram que temos um "ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São conduzidas por valores humanos. São idealistas e creem na vida.
3. Têm capacidade de encarar desafios e utilizar a adversidade a seu favor.
4. São holísticas - têm a visão do todo integrado e a percepção da unidade.
5. Celebram a diversidade como fonte de beleza e aprendizado.
6. Têm independência de pensamento e comportamento.
7. Perguntam sempre "por quê?" e "para que". São agentes de transformações.
8. Têm capacidade de colocar as coisas e os temas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade de gestos e atitudes, e são equilibradas emocionalmente.
10. São sensíveis, fraternas e compassivas.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/114890/Intelig%C3%AAncia-espiritual-Todos-temos-um-Ponto-de-Deus-no-c%C3%A9rebro.htm

6 comentários:

  1. Excelente!! Deus te abençoe nessa caminhada !!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!! Os seres mais novos, não em idade corpórea mas em essência, tem um maior QS. Isso se deve ao fato de terem vindo mais recentemente da "Fonte". Consequentemente, esses mesmos podem ter mais dificuldade de adaptação justamente por não possuírem muita bagagem terrena. Cabem a esses viver e aos mais antigos resgatar :)

    ResponderExcluir
  3. Otimo comentário André!!! Concordo com vc!!!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Antonio. A inteligência espiritual ou QS é fator diferencial nos momentos mais críticos que antecedem a grande transformação do planeta. O período que estamos vivendo requer fortes testemunhos de nossa fé. Possuir ou desenvolver a QS nos dá um grande poder de superação das vicissitudes inerentes ao nível evolutivo no qual presentemente estagiamos.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, Antonio. A inteligência espiritual ou QS é fator diferencial nos momentos mais críticos que antecedem a grande transformação do planeta. O período que estamos vivendo requer fortes testemunhos de nossa fé. Possuir ou desenvolver a QS nos dá um grande poder de superação das vicissitudes inerentes ao nível evolutivo no qual presentemente estagiamos.

    ResponderExcluir
  6. O mundo está imerso em religiosidade, dogmas, tabus, tendo preguiça de pensar, se deixando levar por vãs filosofias e/ou ditadores de regras comportamentais que não percebe a importância de buscar a inteligência espiritual. Sucesso nesta nova caminhada e obrigada por compartilhar tais conhecimentos. M Cristina Rocha

    ResponderExcluir