segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Espiritualidade & Alimentação: Comer Consciente

Todos nós já ouvimos a frase: " Você é o que você come",certo?
Mas hoje, vou um pouco além, e faço a pergunta: como você come?
Já ouviu falar no termo: Comer Consciente? 
Esta expressão, “comer consciente” é, na verdade, a tradução de Mindful Eating, um conceito que propõe levar a prática budista do mindfulness para a hora das refeições. Essa prática se baseia na ideia de estar presente e dedicar sua total atenção ao que está acontecendo no momento, tanto externa quanto internamente, evitando que a mente vagueie por distrações ou perturbações. Isso significa: 


-durante o ato de se alimentar eliminar qualquer distração, como televisão, música, celulares e afins ( já percebeu que quem almoça em grupo no trabalho, na realidade continua falando de trabalho, e a comida passa totalmente desapercebida?)


-mastigar devagar, prestando atenção nos alimentos, no seu sabor e nas suas diversas texturas ;


-entre uma garfada e outra, tirar a mão do talher, mastigar devagar e só pegar o talher quando já tiver terminado de mastigar;


-no fim da sua refeição perceba como sente seu estômago. E como se sente num todo, isso pode ser feito com qualquer alimento, desde uma fruta, até um vegetal, até aquele hambúrguer delicioso do fim de semana.


E foi muito interessante incorporar essa prática na minha vida, prestar atenção ao que comia, mastigar devagar e entre uma garfada e outra tirar a mão do talher foi realmente desafiador! Incrível como não nos damos conta que algo tão importante e essencial como a alimentação acaba se tornando uma coisa que fazemos no automático! E dessa maneira desperdiçamos o que a comida tem de melhor, o seu sabor! 
Além de todos os benefícios que essa prática proporciona, mastigar devagar facilita a digestão e consequentemente acabamos por comer quantidades menores.
Então, o que você acha? Que tal incluir essa prática em sua vida nesse ano de 2016?


Nenhum comentário:

Postar um comentário